segunda-feira, 9 de outubro de 2017

A hora da despedida ...

Caros Pais e EE
Sr. Presidente do Conselho Geral, Professor Octávio Gonçalves
Sr.ª Diretora, Dr.ª Isabel Oliveira
Ex.ma(o)s Sr.(a)s Conselheira(o)s no Conselho Geral
Ex.mos Professores da ESFRL,
Ex.mos Assistentes Técnicos e demais Funcionários da ESFRL

Hoje termina para mim um ciclo de 3 anos durante o qual me coube a tarefa de exercer a função de presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Liceu de Leiria (como eu sempre conheci esta Escola que curiosamente nunca frequentei enquanto aluno).

É sempre complicado neste momento escolher as palavras certas para utilizar na despedida.

A função em si dirá pouco a muitos, dirá muito a alguns. A mim, até chegar cá, nunca me disse muito, pois o meu envolvimento anterior com este tipo de atividades foi quase sempre nulo.
Experiência neste tipo de funções era por isso algo inexistente. No entanto não foi por isso que quer eu, quer toda a EQUIPA que me acompanhou ao longo destes 3 anos, não deixou de dar o seu melhor. E o nosso melhor foi fazermos aquilo que sabíamos da melhor forma que sabíamos! Em prol dos alunos, em prol dos Pais e EE, em prol da Escola!

Naturalmente nem sempre acertamos nas nossas opções. Nem sempre fomos assertivos nas decisões que tomámos, nem sempre conseguimos atingir os nossos objetivos.

Mas tentámos! Trabalhámos sem esperar agradecimentos! Colocámos os nossos conhecimentos pessoais e profissionais ao serviço de toda a nossa comunidade escolar. E mais importante do que tudo isso abdicámos do nosso tempo em família em favor de toda a comunidade escolar!
Mas não tenho dúvida de que valeu a pena.

Renovámos a Associação de Pais e EE em diversas áreas, organização estatutária, documental, criámos um site, uma página do Facebook, implementámos uma reunião mensal da APEE e um dia mensal para os pais, fizemos muitas campanhas de angariação de bens, workshop’s, eventos para pais e alunos, envolvemo-nos em algumas atividades da escola, estivemos sempre disponíveis para pais e alunos!

Como é óbvio a Escola tudo isto foi possível porque sempre tivemos uma Direção dialogante, cooperante e disponível para falar connosco. Nem sempre tivemos as mesmas opiniões, mas isso é algo natural, faz parte (perdoem-me a expressão) do “jogo”. Cada um de nós cumpriu o seu papel, exerceu a sua função. Sempre de forma respeitosa e Leal. E isso é o mais importante!

Aos Pais e EE que nos contactaram ao longo destes 3 anos, nossa palavra de apreço e agradecimento pela forma como sempre colaboraram connosco e se dirigiram a nós. Provavelmente nem sempre conseguimos ir ao encontro das suas necessidades, pelo facto peço naturalmente as minhas desculpas. No entanto tenham a certeza de que sempre demos o nosso melhor para o conseguir.

Aos Professores da Escola, daqueles com quem contactei, apenas posso prestar os meus agradecimentos pela forma sempre muito cordial como me trataram. Obrigado por tudo e peço desculpa por alguma situação menos correta da minha parte. Se aconteceu não foi propositada.

Aos funcionários da Escola com quem contactei, o Sr. João, a D. Rosa, a D. Raquel, a D. Alzira, a D. Isabel (perdoem-me os restantes que não me lembro do nome de todos) os meus agradecimentos pela sua permanente disponibilidade e pela forma respeitosa como sempre me trataram.

Por último não posso deixar de focar uma pessoa sem a qual todo este trabalho não teria sido possível (e que me perdoem os restantes elementos da APEE que agora saem comigo por não os mencionar): o colega da APEE João Paulo Rodrigues!
O João não foi apenas o homem das informáticas e do fornecimento gratuito dos cartazes. Foi a pessoa que esteve sempre comigo desde o início, com quem delineei o plano de atividades, foi a pessoa que comigo inseriu os tais MIL e TAL email’s na nossa base de dados (sócios e não sócios, porque a APEE é de todos e para todos), foi a pessoa com quem eu muitas vezes falei às 11 da noite acerca do que se ia passando, com quem troquei ideias, com quem troquei opiniões, que muitas vezes me ajudaram a decidir o caminho (certo ou errado) a seguir!

Haveria muita coisa mais a dizer, mas esta “despedida” já vai longa…
Resta-me, uma vez mais, agradecer a todos e naturalmente disponibilizar-me para alguma coisa que algum dia precisem. Sou de Leiria, resido em Leiria, por isso certamente que nos vamos cruzar por aí.

A todos muito obrigado!
Carlos Cordeiro