quarta-feira, 13 de abril de 2016

Lançamento de livro sobre o Liceu Francisco Rodrigues Lobo

Decorreu no passado sábado, dia 9 de abril, na Associação SempreAudaz (localizada no edifício do Centro Cívico de Leiria), a apresentação do livro intitulado "Memórias do Liceu de Francisco Rodrigues Lobo". 



Da autoria da notável escritora leiriense Alda Sales Machado Gonçalves, este evento contou com a participação de uma plateia numerosa, em parte composta por ex-professores da ESFRL e outras escolas, além de diversas individualidades da cidade.

A apresentação do livro, esteve a cargo da ilustre professora Dra. Helena Carvalhão (professora aposentada da ESFRL), actual Presidente da Associação SempreAudaz.



Biografia da Autora
Alda Sales Machado Gonçalves nasceu no Sítio da Nazaré, em 1926, tendo frequentado o antigo Liceu Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, a partir 1938, onde fez o 2.º Ciclo (6.º ano). Estudou também no Colégio Nossa Senhora de Fátima e no Externato D. Dinis (7.º ano – curso complementar de Letras).
Exerceu funções na Câmara Municipal de Leiria desde 1949 até 1996, ano em que se aposentou, no Arquivo Municipal.
Foi distinguida com o Galardão Municipal da Câmara Municipal de Leiria em 1994 e contemplada com a Medalha de Prata do Mérito de Serviços Relevantes pela mesma Câmara em 1996, entre outras distinções.
Está representada na I Antologia de Poetas Lusófonos. Vários dos seus poemas estão musicados, e um deles – “A Balada do Lis” – foi escolhido para Indicativo do Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, tendo também sido gravado em disco pela Public – Art, Editora, em “Os Melhores Coros Amadores da Região Centro”.
Foi no seu poema “A Lenda de Segovim” que o conceituado escultor Fernando Marques se inspirou para desenhar o painel de 24 azulejos, intitulado “Cego Vim d'Amor”, que se encontra na sede da Junta de Freguesia de Amor.